Sobre Vanessa Schaffel

Minha atuação como mediadora escolar iniciou no ano de 2003 nas escolas regulares particulares do Rio do Janeiro com alunos com Transtorno do Espectro Autista.

Na época, o termo considerado era “facilitador”, mas diante da prática profissional, verificamos que, na verdade, esse profissional não está inserido na instituição de ensino para facilitar a vida da criança em ambiente escolar e sim mediar às relações entre o aluno de inclusão com seu professor, seu grupo social e às situações ocorridas dentro da escola.

É sabido que a legislação garante o direito das crianças com necessidades educacionais especiais frequentarem as escolas regulares, mas as instituições de ensino, muitas das vezes, não possuem profissionais capacitados para executar a inclusão efetiva.

A partir disso, surge a necessidade da indicação do mediador escolar para acompanhar esses alunos.

Diante da demanda apresentada, vi a necessidade de transmitir um pouco de minha prática no que foi funcional às inclusões postas em prática por mim, como mediadora, e os desafios encontrados nessa caminhada.

A profissão do mediador escolar ainda não é regulamentada, mas diante da demanda das inclusões não podemos ficar de braços cruzados, pois o tempo corre contra o prognóstico de nossas crianças. Quanto mais cedo der início ao trabalho, maior é a probabilidade dos sucessos das inclusões.

Atualmente atuo como terapeuta fonoaudióloga em consultório particular na empresa Fono&Ação, com foco desenvolvimentista em prol do aprendizado das habilidades comunicativas, sociais e lúdicas, minimizando as defasagens da criança. Minha maior demanda é de atendimentos de crianças com suspeita de algum diagnóstico dentro dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, porém todas as questões fonoaudiológicas que acometem a infância, procuro auxiliar e intervir da melhor forma possível, visando qualidade de vida e o desenvolvimento global da criança.

  • Fonoaudióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;

  • Psicomotricista pela Universidade Cândido Mendes – UCAM/RJ;

  • Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho – UGF/RJ;

  • Certificada no Curso de Transtorno de Espectro do Autismo – PUC/RJ;

  • Aprimoramento em Dislexia em foco e outros Transtornos de Aprendizagem – CEFAC/RJ;

  • Aprimoramento em Diversidade Escolar – CEFAC/RJ;

  • Treinamento ADI-R – Autism Diagnostic Interview- Revised;

  • Pratica com Mediação escolar (indicação, supervisão e monitoramento de mediação escolar);

  • Ministra aulas sobre Mediação Escolar e Inclusão;

  • Facebook: https://www.facebook.com/vanessa.schaffel
  • Facebook: https://www.facebook.com/vanessa.defreitasschaffel.5